Cidade de Alverca

Lat: 38,89, Lng: -9,04
cidade de Alverca

A cidade de Alverca é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, com 17,89 km² de área e 29 086 habitantes (2001).

Alverca teve foral em 1160 e foi sede de um município extinto em 1855. O pequeno concelho era formado pelas freguesia de Alverca e Santa Iria de Azóia. Foi elevada a cidade em 9 de Agosto de 1990. Presentemente, disputa à freguesia de Vila Franca de Xira a posse do mouchão do Lombo do Tejo.

Alverca é uma cidade em desenvolvimento constante, chamada de "cidade verde" (devido ao elevado número de espaços verdes e ruas arborizadas), cheia de novos atractivos. É um grande ponto de passagem a nível ferroviário e automóvel. Os grandes atractivos da cidade são o Museu do Ar, e a Igreja dos Pastorinhos, que encerra o segundo maior carrilhão da Europa e o terceiro do mundo. Apesar de não muito divulgada, a cidade de Alverca trata-se de uma cidade dormitório bastante interessante a vários níveis, de que há a assinalar também o Jardim Álvaro Vidal, algumas vistas sobre o Tejo e a Lezíria raras na Grande Lisboa.

Uma das características de Alverca é a sua ligação à História da Aviação Portuguesa. Aí se instalou em 1919 o aeródromo militar e as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico. Foi também em Alverca que funcionou o primeiro aeroporto internacional português, denominado Campo Internacional de Aterragem, que serviu Lisboa até à inauguração do Aeroporto da Portela em 1940.

Alverca é uma cidade portuguesa com 7 letras começada por A.

Visite a cidade de Alverca

Visite Alverca durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.