Procurar cidade (ver exemplo)
    Procurar
Introduza parte ou a totalidade do nome da cidade (?)
 
 
Código Postal completo
  -   
Procurar pelo Código Postal (?)
 
Símbolo universal de Hotel
Procurar Hotéis
 
 
 
Links Patrocinados

Cidade de Maia


A cidade de Maia

A cidade da Maia pertence ao Distrito do Porto e tem cerca de 35.600 habitantes.

É sede de um Concelho com uma área de apenas 83,70 km² e 130.254 habitantes (2004), estando dividido em 17 freguesias (listar freguesias).

História da Maia

A área onde hoje se encontra o Concelho da Maia é povoada desde o Paleolítico. Os romanos também aqui habitaram atraídos pela riqueza dos solos e a abundância de recursos. Em meados do século XIII, o julgado maiato já se estendia desde a cidade do Porto até ao Rio Ave e do mar até às serras.

Em 1304, no entanto, as Terras da Maia foram integradas no termo do Porto, perdendo a autonomia administrativa e política.

Em 1360, foram instituídos os primeiros donatários na região e, nesse ano, D. Pedro I doou o senhorio da Azurara, com o julgado da Maia, ao infante D. Dinis, seu Filho. Durante o período dos Descobrimentos, grande parte das velas foram tecidas por teares desta região para equiparem as Caravelas.

Foi no início do séc. XVI que D. Manuel I concedeu o foral, que previa as rendas e os foros a pagar aos donatários dos reguengos da Maia, bem como a forma de exercer as penas e justiças mais comuns.

Entre os anos de 1700 e 1836, o concelho era composto por 44 freguesias e englobava toda a faixa marítima entre o Leça e o Ave. Com as reformas administrativas iniciadas em 1836, transformou-se num município autónomo, mas reduzido em área e em número de freguesias.

Em 1857, o Concelho da Maia chegou mesmo a ser extinto e foi necessário esperar até 1868 para que fosse restaurado.

Em 1902 a Maia é elevada à categoria de Vila.

No dia 23 de Agosto de 1986 é elevada à categoria de cidade.
Fonte: Diversas (Website da Camara Municipal de Maia, Wikipedia)

Mapas de Maia

Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto