Livraria Lello é a mais cool do mundo

por 2 485 visualizações

A conceituada revista norte-americana Time elaborou uma lista com as quinze melhores livrarias do mundo e selecionou a portuguesa Livraria Lello & Irmão, no Porto, para o primeiro lugar.

Dizem que J. K. Rowling se inspirou na Livraria Lello quando imaginou o fantástico mundo de Harry Potter e de Hogwarts, no período da sua vida em que viveu na cidade do Porto. Não será necessário avaliar a livraria durante muito tempo para perceber o potencial inspirador que aquelas paredes comportam.

É com algo deste género que o artigo da revista Time começa a elogiar aquela que considera a mais espetacular livraria do mundo. «Um átrio com um vitral coloca os holofotes na escadaria da livraria, de um vermelho intenso, e espetacular o suficiente para o fazer parar.»

Para além da livraria do Porto, a Time elegeu a Barter Books (Inglaterra), a Powerhouse Arena (Estados Unidos), a Cafebrería El Péndulo (México), a Shakespeare and Co. (França), a Books for Cooks (Austrália), entre outras num ranking de quinze livrarias.

Especificamente sobre a Lello, o artigo destaca que a fachada neo-gótica da livraria do Porto, «mal sugere a opulência interior: madeira talhada, colunas douradas, tetos ornamentados, e uma deslumbrante escada vermelha iluminada por um vitral». A livraria centenária apresenta mais de 100 mil títulos diferentes em várias línguas, incluindo traduções para o inglês dos célebres autores portugueses Fernando Pessoa e José Saramago. Também vai encontrar revistas, CDs, livros antigos e uma grande variedade de literatura sobre a cidade do Porto», acrescenta o artigo.

Considerado um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico do Porto, a Livraria Lello & Irmão situa-se na Rua das Carmelitas 144, na freguesia da Vitória, no centro da cidade do Porto. Com projeto do engenheiro Francisco Xavier Esteves foi inaugurada a 13 de janeiro de 1906, causando grande impacto no meio cultural da época. Em 1955 todo o espaço foi restaurado, o serviço foi atualizado e informatizado, tendo também sido criado um espaço de galeria de arte e de tertúlia.

Não é a primeira vez que a livraria centenária do Porto é destaque fora de Portugal. Em 2010 foi eleita pelo guia Lonely Planet como a terceira mais bonita do mundo. Dois anos anos, o britânico The Guardian tinha concedido a mesma honra à Lello. Mais recentemente, a secção de viagens da CNN também a incluiu na sua lista das mais cool do mundo, descrevendo-a como «a mais bela livraria do mundo».

Ler o artigo da Time (em Inglês) 

escadaria%20imponente%20e%20vitral%20da%20Livraria%20Lello