Procurar cidade (ver exemplo)
    Procurar
Introduza parte ou a totalidade do nome da cidade (?)
 
 
Código Postal completo
  -   
Procurar pelo Código Postal (?)
 
Símbolo universal de Hotel
Procurar Hotéis
 
 
 
Links Patrocinados

Cidade de Mangualde


A cidade de Mangualde

A cidade de Mangualde pertence ao Distrito de Viseu e tem cerca de 8.900 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 220,72 km² e 21.158 habitantes (2004), estando dividido em 18 freguesias (listar freguesias).

História de Mangualde

Por esta região passaram todos os caminhos antigos e por eles viajaram antigos povos – guerreiros de Viriato, pastores da transumância, romanos, mouros e cristãos falados em lendas, soldados de Castela, de França, romeiros e feirantes.

Na idade Média, a então vila, nasce à volta de dois bairros primitivos – o primeiro genericamente designado por "Cabo da Vila" e o segundo por “Rossio”. Com o desenvolvimento da população surgiu a necessidade de novas construções pelo que naquele baldio público, o Rossio, se começou a formar um novo bairro. Por essa mesma altura (meados do Séc. XVIl) os “Paes do Amaral” ainda não tinham erguido o seu magnífico palácio e no seu lugar existiam umas modestas casas onde residiam. A partir do século XVII com a fundação da Misericórdia por D. Filipe II (1613), a criação do Juiz de Fora por D. João IV ( 1655) e a instituição da feira por D. Pedro II (1681), Mangualde conheceu um forte surto de desenvolvimento. No séc. XlX, o casario começou a aumentar nessa zona. Porém, foi a construção da estrada que, atravessando-a em toda a sua extensão, dirigindo-se à Guarda, contribuiu para esse desenvolvimento.

Em 1102 foi concedido foral ao concelho pelo Conde D. Henrique. Até ao século XIX designou-se Azurara da Beira.

A 23 de Agosto de 1986 Mangualde foi elevada à categoria de cidade.
Fonte: Diversas (Website da Camara Municipal de Mangualde, Wikipedia)

Mapas de Mangualde

Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto