Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn

O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn

Data: 15/09/2017 Autor: Portal Código Postal

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn

Num mundo em que as transformações se processam a alta velocidade, no qual boa parte do que aprendeu na universidade se pode tornar obsoleto do dia para a noite, o trabalhador ideal para um determinado posto necessita de competências que ultrapassam o que o clássico diploma universitário pode oferecer. Essa é a opinião de Jeff Weiner, o CEO da rede social mais vocacionada para o mundo dos negócios LinkedIn. Numa conferência recente, Jeff descreveu as mudanças sofridas pelo modelo de recrutamento da sua empresa ao longo do tempo e revelou o slogan pelo qual se rege: «Competências, não diplomas».

A maioria das empresas ainda restringem o seu processo de recrutamento a candidatos licenciados num número limitado de instituições que supostamente têm mais prestígio. Como exemplo, ele cita um estudo recente da sua equipa onde constatou que apenas 5% dos colaboradores da área de tecnologia de empresas de Silicon Valley têm no currículo um background não tradicional.

Além de excluir potencial à partida, essa forma clássica de escolha também traz consequências do outro lado da mesa: os aspirantes a vagas passam a «vender-se» mais pelos seus certificados e conhecimentos técnicos do que pelas suas qualidades — o que, segundo Jeff, pode ser um tiro no pé.

«Há qualidades que tendem a ser completamente negligenciadas quando se analisa currículos ou perfis no LinkedIn. Mas, cada vez mais, nós percebemos que são justamente essas competências que fazem a maior diferença na nossa organização».

Weiner enumera alguns desses diferenciais. Entre eles, estão a paixão pelo trabalho, o brilho nos olhos, a perseverança, a lealdade e a mentalidade de crescimento. Daí a importância do seu slogan, dado que a maior parte desses requisitos não são aprendidos na sala de aula.

«Não se trata de dar prioridade às competências em detrimento dos diplomas. Trata-se de expandir a nossa perspetiva para além deles», realça o CEO. «Sim, diplomas de escolas específicas podem-nos levar a talentos incríveis. Mas não é algo obrigatório para encontrá-los.»

Segundo Jeff Weiner, sua gigante de tecnologia já notou resultados expressivos com o novo paradigma de recrutamento. «Estamos a encontrar pessoas incrivelmente talentosas, e que precisam de uma oportunidade». Um caso de sucesso, recorda, é o de um aprendiz da empresa que desenvolveu uma aplicação para que pessoas sem teto encontrem abrigos. Para Weiner, talvez nada disso fosse possível se o próprio jovem não tivesse vivido em situação de sem abrigo.

«Há muito talento para se encontrar se as pessoas estiverem abertas a encontrá-los em locais diferentes», garante o executivo.


 



Este artigo foi visto 438 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 337


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 356


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 431


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 438


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 333


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto