O Internet Explorer ainda está no Windows 10

por 5 335 visualizações

Fez a atualização para o Windows 10 e ficou satisfeito com a leveza do novo browser da Microsoft, o Edge, mas quando entrou no site das finanças verificou que não funciona? Este artigo é para si.

A Microsoft apostou tudo num sistema operativo leve, rápido, multiplataformas, com um interface fácil e intuitivo. E conseguiu. O Windows 10 é tudo isso e deixou a maior parte dos utilizadores satisfeitos.

Quando chega a hora de interagir com os sites das finanças, como o e-fatura, encontra-se uma dificuldade inesperada. O Edge, que é o novo browser do Windows 10 (aplicação para navegar na internet) , não admite qualquer plug-in (suplementos), incluindo as aplicações JAVA tão utilizadas pela nossa administração fiscal. Ao preencher a declaração de IRS, ao entregar ficheiros SAFT, etc, deparamo-nos com um erro de JAVA. Este erro é incontornável pois o Edge não suporta o ambiente JAVA (não confundir com o javascript).

No Windows 10, o browser Edge não suporta plug-ins

A solução mais fácil é utilizar o Internet Explorer que está mesmo ali à mão. A atualização para o Windows 10 não eliminou o browser anterior precisamente devido a estas incompatibilidades com alguns sites.

Como executar o Internet Explorer

Poderá lançar o Internet Explorer de diversas formas:

  • Se clicar no botão do canto inferior esquerdo do ecrã (antigo botão iniciar) irá aparecer o menu principal. Escolha a opção mais em baixo lista «Todas as aplicações» e de seguida clique em «Acessórios do Windows». Verá que está aí um atalho para o Internet Explorer.
  • A partir do próprio Edge, quando verificar que uma página não abre convenientemente, poderá clicar no botão com os três pontos, em cima à direita, «…», e escolher a opção «Abrir com o Internet Explorer».
  • Se, por qualquer motivo, não conseguir chegar ao Internet Explorer através dos dois métodos anteriores, poderá procurá-lo a partir do botão em forma de lupa, no canto inferior esquerdo, ao lado do antigo botão iniciar. Escreva o nome da aplicação que procura na caixa de texto. Este procedimento é válido para qualquer outra aplicação que não consiga encontrar como, por exemplo, a Calculadora.

As vantagens do Edge

Apesar de ser útil ter o Internet Explorer funcional quando trabalhamos com o Windows 10, eu dou sempre preferência ao Edge pois é muito mais leve, muito mais veloz e mais simples de utilizar.