Tem um bom ou um mau chefe

por 2 818 visualizações

Alguns indícios que lhe permitem aferir se o seu superior hierárquico é um bom ou um mau chefe.

O seu chefe é um bom chefe? Ou é alguém que vai tornar a sua vida miserável para sempre? Cerca de 75% dos funcionários pensam que o seu chefe é o pior de todos e que o trabalho até poderia ser interessante sem a parte do «chefe». Infelizmente, há todo um conjunto de atitudes deploráveis comuns aos maus chefes, sendo relativamente fácil perceber se estamos na presença de um desses exemplares demasiado comuns.

O seu chefe prejudica a sua autoestima

Frases similares a «Tinha de ser você!», «É melhor chamarmos outra pessoa pois você não é capaz.». O seu chefe rebaixa-o? Diz-lhe que você não consegue? Infelizmente, não está sozinho. Cerca de 60% dos empregados afirmam que, em alguma altura, o seu responsável hierárquico feriu a sua autoestima.

O seu chefe não é bom naquilo que faz

Um estudo indica que 34% dos empregados afirmam que o seu chefe não é eficiente na sua própria função. Desses, cerca de metade afirma mesmo que desempenharia as funções do chefe muito melhor do que este.

O seu chefe não o motiva

A principal função de um chefe deveria ser defender e motivar a sua equipa. No entanto, 39% indica que nunca ou raramente se sentiram motivados pelo seu superior.

O seu chefe não sabe ouvir

Comunicação fluída e bidirecional deveria ser natural no seu local de trabalho, mas um terço dos inquiridos relata que nunca são ouvidos sobre assuntos de trabalho.

O seu chefe ignora-o

De acordo com o mesmo estudo, 57% dos funcionários que são ignorados pelos respetivos chefes nunca se comprometem devidamente com o trabalho.

O seu chefe elegeu alguns favoritos

Sente que o seu chefe proporciona mais oportunidades a outros colegas, mesmo quando você seria mais capaz de realizar essas tarefas? O estudo indica que isso acontece em 34% dos casos.

O seu chefe faz com que tenha medo de ir trabalhar

A mesma pesquisa mostra que os funcionários temem conversas difíceis com o seu chefe (20,4 por cento) e retornar ao trabalho depois das férias (16,6 por cento).

O seu chefe não o inspira

Uma das cinco principais características de um mau chefe é a incapacidade de inspirar os seus subordinados.

O seu chefe não tem uma visão clara do caminho a seguir

Se quem supostamente deverá guiar os outros não tiver uma noção clara do objetivo a alcançar e do rumo a seguir será difícil manter os subordinados a remar com toda a convicção.

O seu chefe faz com que se queira esconder

Costuma evitar cruzar-se com o chefe? Tenta-se esconder quando ele aparece no horizonte? No estudo, existem 27% dos inquiridos que afirmam claramente que evitam a todo o custo interagirem com o seu superior hierárquico.

O seu chefe é preguiçoso

Mas porque é que se vai esforçar por cumprir o seu trabalho quando o seu chefe não cumpre o dele. Uns avassaladores 42% dos subordinados afirmam que o seu chefe não trabalha o suficiente.

O seu chefe não consegue manter a calma

Quando as situações se tornam stressantes, 47% dos chefes não conseguem manter a calma durante o episódio. Não é suposto ser o chefe a pessoa a quem recorrer quando nos sentimos ultrapassados pela situação?

Nenhum chefe é perfeito

Não espere alguma vez encontrar um chefe que não se inclua em nenhuma das situações descritas anteriormente. Provavelmente, nem os grandes líderes que inspiraram toda a humanidade, como Nelson Mandela, ou Gandhi, receberiam a pontuação máxima dos seus eventuais subordinados. Mas, se visualizou o rosto do seu chefe em praticamente todos os itens descritos, comece a procurar outro emprego pois a situação não vai melhorar.

É no local de trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo e, se não nos sentirmos bem aí, temos a nossa felicidade irremediavelmente comprometida.

Também vai gostar de ler o artigo: Reinventando a sua marca (10 passos)!