Sporting gere camadas jovens com software 100% português

por 1 768 visualizações

O Sporting Clube de Portugal (SCP), conhecido internacionalmente como uma das melhores Academias de futebol do mundo, vai passar a gerir a prospeção de novos talentos com o Talent Spy, uma solução informática inovadora que permite o registo e análise de dados de scouting.

O clube de futebol Sporting (SCP), recentemente considerado oitavo, entre mais de 800 clubes na formação de jogadores selecionados para o Mundial2014, reforça assim a aposta na formação e prospeção de jogadores de futebol com a adesão a esta ferramenta 100% portuguesa, desenvolvida pela tecnológica F3M.

O Talent Spy é um software de observação para futebol, pioneiro a nível mundial uma vez que se centra na revelação e desenvolvimento de jovens talentos, aspeto central para os chamados clubes-empresa. Recorde-se que o SCP já formou dois futebolistas Bolas de Ouro - Luís Figo e Cristiano Ronaldo -, pelo que a adesão a este software representa um claro reforço na organização e gestão dos dados dos talentos leoninos.

O SCP junta-se assim ao Estoril Praia, equipa sensação da última época, à Proeleven, uma das principais empresas de gestão de carreiras futebolísticas, e à Team of Future no rol de entidades que já se encontram a utilizar esta ferramenta inovadora.

Centrado nos jogadores, o Talent Spy permite a criação e gestão de vários perfis, agendamento de jogos, análise sistemática da equipa e de todos os dados relacionados com os profissionais. Os clubes conseguem, com os dados recolhidos, realizar prospeção à medida das suas necessidades e adaptar a formação em função das lacunas do plantel, tornando-se mais eficientes e financeiramente mais disciplinados, correspondendo assim a um dos grandes objetivos da UEFA.

Com o Talent Spy é ainda possível realizar pesquisas personalizadas e análises comparativas de parâmetros como atributos técnicos, perfis detalhados de jogadores e de equipas, estatísticas e relatórios de jogo. A plataforma está facilmente acessível online, mas garante um armazenamento seguro e confidencial, um sistema de atualização em tempo real e a inclusão de conteúdos como vídeos e fotografias.

A F3M Information Systems, S.A. é uma empresa da área tecnológica especializada na conceção, desenvolvimento e implementação de software para nichos de mercado, ao mesmo tempo que fornece outras soluções globais, como infraestruturas, telecomunicações e software de gestão / ERP.

No que diz respeito ao desenvolvimento de soluções para mercados setoriais, a F3M atua em áreas como Economia Social, Óticas, Indústria Têxtil e do Vestuário, Imobiliário e Construção Civil. Mais recentemente, a tecnológica alargou a atuação ao segmento desportivo, com o lançamento do Talent Spy, solução com a qual pretende chegar a países como a Inglaterra, Alemanha, China e Brasil.

Com escritórios em Braga, Lisboa, Luanda e Maputo, conta com mais de 100 colaboradores, sendo uma das 100 maiores Empresas Nacionais de Tecnologias de Informação e uma das 1.500 maiores empresas europeias do setor. Hoje, esta tecnológica marca presença em Angola, Moçambique, Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Botswuana, Brasil e Zimbabué.

Leia a seguir este artigo: Como elaborar um Briefing de forma eficaz!