Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Sabe como pedir aumento de salário?

Sabe como pedir aumento de salário?

Data: 18/09/2014 Autor: Portal Código Postal

Entenda por que negociar o ordenado regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem a longo prazo.


Sabe como pedir aumento de salário?

Um estudo da revista de negócios Business Insider, realizado em maio com 548 jovens profissionais, apontou que 82% deles não negociam o primeiro salário. As duas principais razões apontadas para isso são a insegurança e o desconhecimento da possibilidade de discutir o valor da remuneração. Mas essa atitude pode sair cara a longo prazo.

Outro estudo, desta vez do site americano Salary.com, concluiu que um profissional que não negocia o seu salário pode deixar de ganhar 1 milhão de dólares ao longo de 45 anos de carreira. De acordo com o estudo, um aumento de apenas 11% no salário inicial e negociações de 4% a cada três anos seriam suficientes para garantir ao profissional esse acréscimo na remuneração. Essa pequena vantagem salarial, aparentemente irrelevante, pode representar, a longo prazo, uma enorme diferença na remuneração e até no crescimento de carreira. A razão é um fenómeno observado pela primeira vez em 1968 pelo sociólogo americano Robert K. Merton — baptizado de Efeito Mateus, numa clara referência à passagem do Evangelho de São Mateus que diz: «A todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância. Mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado». É o que pode acontecer, por exemplo, quando dois restaurantes, A e B, muito próximos em preço e qualidade, são abertos. Por fatores puramente aleatórios, A recebe no primeiro mês um pouco mais de clientes do que B, e obtém uma receita maior. Aos olhos dos investidores, o restaurante A torna-se mais atraente e acaba por crescer mais do que B, que tinha as mesmas características no início. Os especialistas na área de recursos humanos são unânimes nesta opinião: a negociação salarial faz toda a diferença no seu crescimento profissional. Uma postura tímida na negociação acaba por deixá-lo para trás, não só na remuneração como na própria carreira.

Uma questão cultural

A dificuldade de negociar o salário afeta principalmente as mulheres. Um estudo mostra que enquanto 36,1% dos homens rejeitam a primeira proposta salarial, apenas 24,1% das mulheres têm a mesma atitude. Por uma questão cultural, elas costumam ser menos agressivas na hora de negociar. Esse é um dos diversos fatores que justificam a diferença salarial entre os dois géneros no mercado de trabalho. O mesmo estudo diz que a mulher acredita que será reconhecida pelos resultados e espera que o reajuste no salário venha naturalmente. Apesar da insegurança inicial, negociar o salário pode ser simples, dizem os especialistas. O hábito de negociar bem é algo que se pode, e deve, aprender. Todos podem desenvolver essa capacidade. É preciso conseguir analisar o cenário completo e ter uma ideia clara sobre quanto é que vale a sua função e o qual o valor que o seu trabalho acrescenta à a empresa.

Preparar o pedido de aumento salarial, as nossa dicas

  • Familiarize-se com as práticas salariais da empresa. Se a empresa só faz aumentos em janeiro, por exemplo, poderá se contraproducente fazer um pedido fora dessa janela temporal.
  • Faça um pequeno estudo sobre o valor de mercado da sua função. Se já está a ser pago acima do valor de mercado a sua tarefa torna-se mais difícil, mas não impossível.
  • Prepare bem a sua reunião com o chefe onde irá abordar este tema sensível.
  • Faça uma lista dos objetivos que conseguiu atingir para a sua empresa e recorde de que forma é que esses objetivos ajudaram a empresa: melhorias de produtividade, clientes angariados, projetos concluídos, etc.
  • Faça uma lista das responsabilidades adicionais que foram acrescentadas à sua função, embora não fizessem inicialmente parte dela.
  • Estabeleça mentalmente como meta um valor de salário que pareça compensá-lo pelo seu trabalho e pelas responsabilidades adicionais que acabou de documentar.
  • Aprenda o que puder sobre negociações de ordenado em livros ou em conversas com amigos que já o fizeram com sucesso.
  • Marque uma reunião com o chefe para discutir este assunto. Não faça ultimatos, nem tente encostar o seu supervisor à parede, isso raramente funciona. Não o aborde de surpresa. Se o seu chefe não estiver preparado nada irá acontecer nessa reunião. O seu chefe terá que fazer o seu próprio estudo para poder negociar consigo.

 



Este artigo foi visto 1555 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 253


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 273


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 339


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 354


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto