Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > LED - A Luz que está a mudar o Mundo

LED - A Luz que está a mudar o Mundo

Data: 08/10/2014 Autor: Portal Código Postal

Se algum dia se encontrar o Bosão de Higgs será importante para a humanidade, mas desta vez o prémio Nobel da física foi atribuído a uma descoberta bem mais prática e de impacto tecnológico imediato: o LED de alto rendimento.


LED - A Luz que está a mudar o Mundo

Os LED (light emitting diodes) são díodos que emitem luz, como sabemos. Popularizados na década de 70 como luzes indicadoras nos painéis dos equipamentos, possibilitaram também o telecomando, que mudou a experiência de ver televisão, e tiverem depois uma aplicação nas redes baseadas em fibra, como emissores capazes de fazer o switching da luz a velocidades que permitiram a actual fibra.

Mas foi já em 2005 que se encontrou uma nova vida para o velho díodo luminescente, a capacidade de o transformar em fonte luminosa de alto rendimento, 10 vezes mais eficiente que o filamento de tungsténio.

Essa descoberta revolucionária deveu-se a um trabalho de gerações de cientistas, e mais tarde ao R&D dos fabricantes europeus de iluminação, mas a Academia decidiu atribuir o prémio da Física aos cientistas japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, responsáveis pela descoberta da utilização do nitreto de índio gálio como substância semi-condutora.

Os Led dos anos 70 emitiam radiação infravermelha e vermelha, mais tarde obteve-se o amarelo e um verde claro.

Mas para emitir em branco «5.500 kelvin» era necessário o azul, e foi isso que os 3 cientistas conseguiram alcançar.

Esta descoberta, nos meados da década de 90 do século passado, permitiu à industria desenvolver produtos que actualmente podem receber até 1 ampere com uma luz equivalente a uma velha lâmpada de tungsténio de 100w.

O que o Led Branco está a fazer pelo nosso mundo

A revolução do Led Branco está apenas no início, mas a capacidade de trabalhar com eficiência de perto de 100% faz que o consumo energético e a tão falada eficiência energética se tornem realidade nas nossas fabricas, escritórios, casas, estufas agrícolas, iluminação pública, audiovisuais, automóveis e o que mais se possa imaginar.

Como quase não dissipam calor, os Leds, além de extremamente eficientes energeticamente, permitem aplicações anteriormente impossíveis devido ao calor gerado por lâmpadas potentes.

O preço e o benefício

Na adopção do Led para iluminação, o factor preço pesa na hora de decidir, porque cada lâmpada é aproximadamente 10x mais cara que o equivalente em tungsténio. Algumas contas simples tem de ser feitas: para uma utilização diária de 8 horas de uma lâmpada convencional de 60w, o custo em Portugal é de aproximadamente 1,50€ por mês na factura da electricidade.

Com o equivalente LED com os mesmos Lúmen (3x2w), o custo seria aproximadamente de 0,15€. Por aproximação, e para o preço do Kw/h em Portugal, ela paga-se em menos de um ano, e para esta uma simulação de 8 horas dia, as 20.000 horas de vida útil do LED equivalem a 7 anos, o que é largamente compensador.


 



Este artigo foi visto 1734 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 253


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 273


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 338


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 354


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto