Discurso de despedida do ex-presidente da Coca-Cola

por 3 354 visualizações

Bryan Dyson, quando abandonou a presidência da grande multi-nacional Coca-Cola, fez um discurso curto mas profundo.

Foi o discurso mais pequeno de Bryan G. Dyson, o carismático CEO da Coca-Cola Enterprises Inc., no momento da sua despedida em 1991. Bryan Dyson, de nacionalidade argentina, trabalhou na mesma empresa durante 35 anos. Eis o discurso que proferiu quando se aposentou:

Imagine que a vida é um jogo no qual você está a fazer malabarismo com cinco bolas no ar. As bolas são: o seu Trabalho, a sua Família, a sua Saúde, os seus Amigos e sua Vida Espiritual, e o objetivo é mantê-las todas no ar.

Cedo consegue perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se a deixar cair, ela rebate e volta.

Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como o vidro. Se você deixar cair qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo partida, ou seja, nunca mais será a mesma.

Deve perceber isto: tem que apreciar e esforçar-se para conseguir cuidar do mais valioso.

Trabalhe eficientemente no horário regular da empresa e deixe o trabalho na hora certa. Gaste o tempo requerido à sua família e aos seus amigos.

Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E sobretudo… Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno.

Shakespeare dizia: «Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, têm sempre solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!»

Viva intensamente e recorde:

Antes de falar… Escute!

Antes de escrever… Pense!

Antes de criticar… Examine!

Antes de ferir… Sente!

Antes de orar… Perdoe!

Antes de gastar… Ganhe!

Antes de se render… Tente de novo!

ANTES DE MORRER… VIVA!

Para ler a seguir: Conheça o Modelo Hook (para conceber novos produtos ou serviços)!