Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Torne-se no seu próprio chefe em 4 passos

Torne-se no seu próprio chefe em 4 passos

Data: 10/06/2014 Autor: Portal Código Postal

Não é necessário sentar-se na cadeira mais alta do escritório para ser o chefe - nem que seja apenas de si mesmo. Aprenda a gerir o trabalho por conta própria.


Torne-se no seu próprio chefe em 4 passos

Das diversas fantasias que os funcionários alimentam sobre seus chefes, uma é muito frequente: a de que ele é o único responsável por orientar, administrar e avaliar o seu trabalho.

No entanto, o poder, segundo os especialistas em liderança, pode e deve ser compartilhado. «Um profissional que não depende do chefe para tudo ganha em produtividade e eficiência».

O esforço em delegar tarefas e descentralizar ao máximo a gestão, ligado ao conceito de «empowerment», é uma tendência de gestão nas grandes multinacionais.

“Ganha-se muito com isso, porque o profissional é visto como adulto, e acaba trabalhando de forma mais responsável e madura”.

Em substituição da tradicional relação de obediência que existe entre patrão e empregado, surge uma dinâmica semelhante à que existe entre cliente e fornecedor: o que faz a roda girar é o compromisso com a qualidade do serviço, não a hierarquia.

O funcionário capaz de assumir a responsabilidade por si mesmo poupa recursos da empresa e, por isso, será cada vez mais valorizado e disputado pelo mercado de trabalho.

Os melhores empregadores sabem reconhecer essas pessoas e certamente deverão recompensá-las com boas oportunidades.

Quatro passos para atingir esse nível de autonomia e se diferenciar:

1. Ter consciência do que esperam de si

Para começar, precisa conhecer a fundo as características do seu empregador e as particularidades da sua função. Precisa ter consciência sobre as expectativas básicas que existem sobre o seu trabalho - para não precisar ser lembrado constantemente por alguém a respeito delas.

2. Conheça os possíveis efeitos das suas falhas

É decisivo saber precisamente quais os erros seus que seriam tolerados, e quais seriam inadmissíveis. Também precisa saber quantificar riscos e oportunidades envolvidos no seu trabalho. Qual é o custo para empresa dos seus erros? E o potencial retorno dos seus sucessos? Essas variáveis precisam ser estudadas no seu processo de autogestão.

3. Estabeleça uma relação de equilíbrio com o seu chefe

Não confunda empowerment com independência absoluta da estrutura. Pode, e deve, quando o problema o justificar, pedir a colaboração do seu chefe. O ideal é estabelecer um meio termo entre a microgestão, situação na qual o funcionário pergunta tudo para o seu superior, e uma espécie de “voo livre”, em que não pergunta nada. É necessário haver trocas entre o funcionário e o chefe, baseada em confiança mútua.

4. Faça autoavaliações constantes

Para consolidar a sua autonomia, é importante ter um olhar crítico sobre o seu próprio trabalho. Uma ideia é manter um diário dos insights e lições do seu dia a dia no escritório. Analisar os desafios que se apresentarem, bem como as soluções encontradas, ajuda a sistematizar o seu desenvolvimento. O objetivo que precisa atingir é aprender sozinho, continuamente.


 



Este artigo foi visto 994 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 252


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 273


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 338


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 353


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto