Faça de cada problema um problema seu

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O vendedor é o rosto da empresa, é a primeira linha, e deve assumir os problemas integralmente, nunca culpando outro departamento da empresa.

Se alguma coisa correr mal nas suas negociações com um cliente, está feito, certo? O que se segue é óbvio: Todos os problemas dos seus clientes são problemas seus! Por amor de Deus, nunca, mas NUNCA, culpe o pessoal da logística por uma entrega atrasada.

Você é o vendedor, e só você representa a empresa perante o cliente. Assim, se algo correu mal, você errou. Não o pessoal da logística.

O que não quer dizer que você não tem o direito de se irritar com as pessoas da logística se eles tiverem, de facto, feito asneira. Não pode é transmitir essa ira ao cliente. No momento em que o fizer, a sua reputação desaparece.

Lembre-se: Eles assinaram um acordo consigo e não com uma empresa abstrata.

    Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
  1. Conheça o seu produto
  2. Conheça a sua empresa
  3. Conheça o seu cliente
  4. Adore a política
  5. Respeite a sua concorrência
  6. Conetar a organização do Cliente
  7. Conetar a sua empresa
  8. Nunca prometa demais
  9. Venda a solução
  10. Peça ajuda e não seja orgulhoso
  11. Viva a história da marca
  12. Celebrar a perda positiva
  13. Faça de cada problema um problema seu
  14. Assuma toda a responsabilidade
  15. Não guarde informação
  16. Afaste-se dos maus negócios
  17. Não se queixe do preço
  18. Não dê tudo só para conseguir um negócio
  19. Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
  20. Procure clientes fixes
  21. Fale em parcerias
  22. Envie cartões de agradecimentos
  23. Faça do seu cliente um herói
  24. Visar mudar o mundo inteiro
  25. Mantenha os seus slides simples

«Tom Peters, O guru de gestão mais inovador do mundo.»