Envie cartões de agradecimento

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É importante reconhecer o esforço de quem, de uma forma ou de outra, ajudou a proporcionar a venda.

Há meia dúzia de anos atrás, escrevi um sumário sobre implementação. Umas 50 ideias. A primeira da lista era: NÃO SE ESQUEÇA DOS CARTÕES DE AGRADECIMENTO!

Questão óbvia (demasiadas vezes incumprida): As vendas são um negócio de… RELAÇÕES. E uma «ferramenta» potente no jogo das relações, é uma palavra simpática, ou seja um cartão de agradecimento.

Cartões de agradecimentos: Envie-os aos montes.

A nota de apreciação ao «Tipo Porreiro» que arranjou tempo para si na sua agenda é uma coisa. E importante. Mas mais importante, a longo prazo, são os agradecimentos às pessoas que estão uns patamares abaixo mas cuja ação foi essencial para que tivesse uma oportunidade.

Outra regra importante: Pelo menos 50% dos seus cartões de agradecimento devem ter como destino pessoas dentro da sua própria empresa – pessoas «anónimas» que ajudam a criar melhores experiências (lembre-se que é isso que está a vender) ao seu cliente.

Ah, e já que falo nisso, lembre-se dos aniversários. Envie cartões de parabéns. E flores quando apropriado. As pequenas atenções nunca são pequenas.

    Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
  1. Conheça o seu produto
  2. Conheça a sua empresa
  3. Conheça o seu cliente
  4. Adore a política
  5. Respeite a sua concorrência
  6. Conetar a organização do Cliente
  7. Conetar a sua empresa
  8. Nunca prometa demais
  9. Venda a solução
  10. Peça ajuda e não seja orgulhoso
  11. Viva a história da marca
  12. Celebrar a perda positiva
  13. Faça de cada problema um problema seu
  14. Assuma toda a responsabilidade
  15. Não guarde informação
  16. Afaste-se dos maus negócios
  17. Não se queixe do preço
  18. Não dê tudo só para conseguir um negócio
  19. Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
  20. Procure clientes fixes
  21. Fale em parcerias
  22. Envie cartões de agradecimentos
  23. Faça do seu cliente um herói
  24. Visar mudar o mundo inteiro
  25. Mantenha os seus slides simples