Atrair fãs para a sua marca

por 2 542 visualizações

Num mundo em permanente transformação não há tempo para passar por todas as experiências importantes e aprender com os nossos próprios erros. A solução é aprender com as experiências dos outros.

O fenómeno recente do Facebook não tem passado ao lado do mundo empresarial que tem usado esta rede social, e todas as suas potencialidades, com enorme sucesso. A vantagem do Facebook, ao contrário de outras formas de divulgação e promoção de marcas, é que está ao alcance de qualquer um.

Casos de Sucesso

Em Portugal ficou conhecida a história do Martim, um jovem com apenas dezasseis anos, que lançou uma marca de roupa utilizando sobretudo a sua criatividade. Martim desenha a roupa inspirado pela tendência ditada pelas grandes marcas e contrata fábricas têxteis para as produzir. Convenceu as “miúdas mais giras” da sua escola a tirar umas fotos com a sua roupa e divulgou o negócio no Facebook. O sucesso não tardou. Curiosamente, em Portugal ouviram-se vozes críticas a esta iniciativa pois a roupa era confeccionada, com certeza, em fábricas cujas operárias recebiam o salário mínimo. Não deixa de ser caricato brindar iniciativas empreendedoras com este tipo de afirmação.

Marina, uma estudante de medicina de vinte anos, costumava ler diversos blogs de moda para ficar informada sobre as tendências de cada estação. Há pouco mais de um ano passou a acompanhar a página do Facebook da cadeia de lojas de São Paulo (Brasil) da MyGloss, que vendem acessórios de moda. Na sua página do Facebook, a MyGloss responde às dúvidas colocadas pelos seus seguidores que “postam” sobre como compor um figurino perfeito. «Gostei tanto que recomendei às minhas amigas», afirma Marina. No ano passado, esta empresa seleccionou uma de suas fãs do facebook para ser modelo do catálogo de inverno – a vencedora ganharia um prémio avultado em produtos da loja. Entre 6.200 candidatas Marina foi a escolhida.

Criar uma identificação forte dos consumidores com a marca e ter disponível um canal de comunicação directo com eles está no topo da lista de tarefas dos empreendedores que pretendem fazer crescer os seus negócios.

Mas, cuidado, ter uma página no facebook e não lhe dar a atenção devida pode ser contraproducente.

Para ler a seguir: Consiga detetar boas oportunidades de negócio quando elas aparecem!