Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Oportunidades e empreendedorismo

Oportunidades e empreendedorismo

Data: 12/10/2012 Autor: Portal Código Postal

Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um optimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um optimista. Saiba como detectar oportunidades para lançar o seu negócio?


Oportunidades e empreendedorismo

A questão fundamental que todos os candidatos a empreendedores enfrentam é encontrar a oportunidade de negócios que melhor se adapte ao seu perfil.

  • Criar uma empresa que irá lançar um novo produto ou serviço que vem suprir uma necessidade nova do mercado?
  • Encontrar um produto ou serviço que já exista num determinado mercado e lança-lo ou disponibilizá-lo noutro mercado?
  • Confiar em modelos já testados e lançar o negócio em regime de Franchising?

Há muitas fontes de novas oportunidades para um empreendedor iniciar o seu negócio e, saber detectá-las, também faz parte do espírito empreendedor necessário a quem quer lançar o seu negócio.

Quando vemos ineficiência no mercado, e temos uma ideia sobre como corrigir essa ineficiência, e se temos os recursos, a capacidade e, acima de tudo, a vontade para corrigir essa ineficiência, essa poderá ser uma proposta de negócio interessante. Por outro lado, se conhecemos um produto ou serviço que “dá cartas” no estrangeiro e ele ainda não existe no nosso país, essa poderá também ser uma oportunidade interessante para iniciar um negócio.

A melhor fonte de novas ideias de negócio vem dos nossos clientes. Ouvir os clientes é algo que devemos fazer continuamente. Perceber a forma como podemos melhorar o nosso produto, onde o cliente quer ter o produto, como quer que seja entregue, quanto está disposto a pagar por ele.

A primeira análise deverá ser sempre ao mercado para percebermos se existe mercado, se existem clientes reais dispostos a pagar dinheiro pelos nossos produtos ou serviços.

Após confirmarmos que existe um mercado deveremos perceber quem é que já está nesse mercado, ou seja, analisar a concorrência. Conhecendo as necessidades do mercado e os produtos existentes para esse mercado conseguimos perceber quais as necessidades que não estão a ser satisfeitas na sua plenitude. Ou perceber se existe um nicho de valor não detectado pela concorrência.

Também é fundamental fazer uma análise global ao sector para tentar perceber se o sector está em crescimento ou declínio, se existem restrições legais ou acreditações a fazer ou se o sector é demasiado regulamentado. É importante ter a noção do nível de atractividade e das dificuldades do sector.

Erros frequentes

O erro mais frequente que as pessoas tendem a cometer é pensar que os futuros clientes são como elas. Se elas gostam do produto, todos vão gostar. Por vezes, os empreendedores mais tecnicistas concentram-se demasiados nas características de engenharia ou técnicas do produto, em vez de se concentrarem na necessidade que o produto deveria satisfazer. Os clientes não compram tecnologia, compram produtos que agregam valor. Compram produtos que os ajudam a resolver um problema e não a tecnologia por si mesma. Não perder o foco do cliente é essencial para atingir o sucesso.


 



Este artigo foi visto 1465 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 254


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 275


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 340


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 355


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto