Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa

Data: 26/06/2012 Autor: Portal Código Postal

Através da iniciativa Empresa na Hora poderá constituir uma sociedade unipessoal, por quotas ou anónima, no momento e num só posto de atendimento.


Como abrir uma empresa

O processo de constituição de sociedades através desta iniciativa é extremamente simples. Primeiro, de uma lista de nomes de firmas pré-aprovados deverá escolher um – constante do sítio Empresasnahora.pt ou consultar a lista que lhe será facultada no posto de atendimento Empresa na Hora. Contudo, se prefere um nome que não faz parte dessa lista, deverá submete-lo a aprovação oficial do Registo Nacional de Pessoas Colectivas antes de o poder registar. Se, no entanto, escolher um dos nomes das firmas pré-aprovadas, este será reservado apenas no momento em que se dirigir ao balcão e iniciar a constituição da sociedade, o que significa que, entre o momento em que escolheu o nome e aquele em que deu andamento ao processo, este poderá já não estar disponível. À firma pré-aprovada poderá sempre adicionar uma expressão alusiva ao objecto da sociedade. Por exemplo, se a firma escolhida for ABCDE e se a sociedade se dedicar à actividade de restauração e bebidas, o nome poderá ser alterado para ABCDE – Restauração e Bebidas.

Depois de seleccionado o nome, é altura de escolher um dos modelos de pactos pré-aprovados (também disponíveis para consulta online e nos locais de atendimento). No final, os futuros sócios da sociedade deverão dirigir-se a um Balcão Empresa na Hora para iniciar o processo de constituição.

Para poder constituir a empresa, deverá ter em atenção toda a documentação exigida. Assim, se os sócios da sociedade a constituir forem pessoas singulares, deverão levar: cartão de contribuinte; documento de identificação (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte, carta de condução ou autorização de residência); cartão de beneficiário da segurança social (facultativo). Se, por outro lado, se tratar de pessoas colectivas, terão de apresentar: cartão de empresa ou de pessoa colectiva ou código de acesso aos referidos cartões; acta da assembleia geral que confere poderes para a constituição de sociedade.

No momento da constituição da sociedade, pode indicar desde logo o técnico oficial de contas ou escolher um da bolsa de TOC disponibilizada, para efeitos de entrega desmaterializada da Declaração de Início de Actividade.

Também pode entregar num serviço de finanças a Declaração de Início de Actividade devidamente preenchida e assinada pelo Técnico Oficial de Contas nos quinze dias seguintes à data de constituição.


 



Este artigo foi visto 1779 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 253


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 274


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 339


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 354


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto