AIP ajuda PME a exportar

por 2 436 visualizações

A AIP (Associação Industrial Portuguesa) apoia as pequenas e médias empresas a se lançarem no desafio da exportação, através de um programa chamado EXPORTAR 1ª VEZ.

Se a sua empresa é uma PME e está localizada na Região Norte, Centro ou Alentejo (NUT II) e pensa que o seu produto poderá ter sucesso fora de portas, deverá considerar esta opção muito seriamente. Milhares de empresas produzem excelentes produtos mas apenas para o mercado local pois têm receio de dar o passo seguinte. Negociar com culturas diferentes, relacionamento cliente-fornecedor diferente, legislação diferente, sistemas bancários desconhecidos, desconfiança em relação a recebimentos, tudo isto se pode tornar assustador, e faz com que as empresas com menor suporte administrativo desistam à primeira.

Com a queda abrupta do consumo interno não restam muitas alternativas às empresas portuguesas senão, respirar fundo, e lançarem-se em projetos sustentados de internacionalização.

Esta iniciativa da Associação Industrial Portuguesa consiste num programa estruturado de apoio à promoção internacional das empresas com efetivo potencial exportador, auxiliando-as na reorientação das suas estratégias de desenvolvimento para os mercados externos. A empresa poderá beneficiar dos seguintes apoios:

  • Diagnóstico ao seu potencial de internacionalização;
  • Desenvolvimento de um plano de internacionalização à medida da sua empresa;
  • Participação em Workshops de informação especializada;
  • Consultoria focalizada para operacionalização do plano de ação;
  • Participação em Missões Empresariais, Feiras, Encontros Business To Business e outras formas de abordagem aos mercados;
  • Realização de Estudos de Mercado e Planos de Promoção de Produtos para novos mercados;
  • Possibilidade de integração de quadros superiores, para apoio à implementação das estratégias de internacionalização.

Pode consultar a brochura informativa em PDF em Brochura do Programa Exportar Primeira Vez ou contactar diretamente a AIP para o número 213 601 048.

A exportação deve ser, cada vez mais, um objetivo de qualquer empresa e uma consequência natural do seu desenvolvimento. Faz parte das funções do empresário abrir o leque de alternativas, diversificar mercados para diminuir o risco, deixar a zona de conforto da sua cidade, da sua região, do seu país, não ficar à espera que a crise passe e estudar com empenho a possibilidade de exportar.

Este programa da AIP é apenas um exemplo. Existem outras associações empresariais e até organismos públicos que lhe podem dar o apoio necessário.

Conhece o Modelo Hook? Aprenda tudo sobre essa estratégia para criação de novos produtos!