SONY é obrigada a vender a divisão Vaio

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Não começaram agora, nem estão longe de acabar, os problemas do gigante nipónico cujos prejuízos estimados para o ano de 2013 ultrapassam os 800 milhões de euros.

A prioridade da SONY parece ser conseguir liquidez para fazer face aos problemas mais imediatos. Um fundo de investimento japonês, Japan Industrial Partners (JIP) , adquiriu o negócio de portáteis da Sony, a conceituada marca Vaio, por um valor que não tornado público embora fontes próximas do processo estimem o negócio em cerca de 300 milhões de euros.

A marca VAIO foi lançada pela SONY em 1996 e o seu design marcava a diferença mas a realidade dos números demonstrava que a quota de mercado nunca chegou a ser muito relevante. A SONY nunca conseguiu transformar em vendas o reconhecimento amplo da qualidade, inovação e design do seu produto.

Vender Vaio e apostar nos tablet e smartphones

Agora, com a queda da venda de portáteis em todo o mundo, muito graças à alteração dos hábitos dos consumidores que vão preferindo os Tablet, a conceituada empresa japonesa vai concentrar o foco do seu negócio nos pequenos dispositivos móveis. Os Tablet e os Smartphones estão a superar todas as espectativas. Os Vaio serão produzidos por uma outra empresa, participada pela SONY apenas em 5%.

A SONY, apesar de apresentar prejuízos desde 2008, continua com um volume de vendas que impõe respeito a qualquer gigante, um valor perto dos 50 mil milhões de euros.

Despedimentos anunciam-se

A empresa anunciou recentemente que vai despedir 5.000 trabalhadores, a maior parte fora do Japão, plano este que acumula com a reestruturação anterior que visava 10.000 trabalhadores. Estes números não parecem tão exagerados e olharmos ao número total de pessoas que o grupo emprega hoje em dia, cerca de 146.000 pessoas.

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