Primazia económica mundial muda de líder no final de 2014

por 1 700 visualizações

Afinal não será necessário esperar por 2019 para assistir à ultrapassagem dos Estados Unidos pela China no ranking da primazia económica mundial. Será já no final do ano de 2014.

Até 1890 a China foi a maior economia mundial, antes de ser ultrapassada pelos Estados Unidos. No final de 2014 a China estará em condições de reclamar a sua coroa. Comparar economias de países muito diferentes não é uma tarefa simples: as taxas de câmbio interferem muito com esta análise. Converter simplesmente o Produto Interno Bruto de Yuan (ou Rénmínbì) para dólares à cotação de mercado não iria refletir o verdadeiro custo de vida. O pão, o leite, os combustíveis têm custos muito diferentes nos dois países. Para contabilizar essas diferenças os economistas fazem ajustamentos baseados num cabaz de produz e serviços comparáveis em todo o mundo; esse ajustamento é denominado Paridade do Poder de Compra. Nesta base, a taxa da PPP (paridade de poder de compra) da China é agora mais alta do que o valor estimado anteriormente pelos economistas baseada em inquéritos levados a cabo em 2005. Esta taxa é 20% mais alta do que o estimado.

A consequência mais visível da revisão em alta da paridade do poder de compra chinês é que obriga a refazer as previsões do Fundo Monetário Internacional que estimava que a China liderasse a economia mundial em 2019. Segundo os cálculos efetuados pelo “The Economist” o já longo reinado dos Estados Unidos da América termina já no final de 2014 devolvendo a coroa à milenar China.

adaptado do artigo « Crowning the dragon» Por J.M.F. e L.P. publicado em 30 de abril de 2014 no «The Economist»

Leia também o artigo: O que é o Prazo Médio de Pagamento (PMP) na análise financeira?