Oito frases que são um balde de água gelada por cima da sua equipa

por 2 020 visualizações

No momento de lidar com a equipa, algumas frases que parecem inofensivas podem deixar toda a gente desmotivada. Evite-as!

Parecem todas inofensivas. São frases do dia-a-dia de quase todos os negócios, ditas por administradores ou empreendedores. Mas, não se engane, elas podem ter o mesmo efeito de um balde de água fria na sua equipa. Veja quais as frases a evitar.

1 - «Por que você não fez de outra forma?»

Pergunta típica do analista de resultados que quando algo não sai como o planeado aparece como se não soubesse de nada e emite uma opinião.

2 - «Os senhores têm certeza que esta ação vai funcionar?»

Perguntas que não trazem novos pensamentos e reflexão. São apenas perguntas para gerar dúvida e constrangimento numa equipa que provavelmente se juntou para encontrar aquela solução a ser apresentada.

3 - «Sua meta para este mês é de muitos milhões. Ninguém nunca conseguiu alcançar esta marca. Seja o primeiro.»

Neste caso, as metas são sempre inatingíveis e desmotivadoras. Uma equipa que trabalha com planos a curto prazo, sem saber os objetivos a médio e longo prazo, tende a não produzir e a camuflar os resultados.

4 - «Não tenho muita intimidade com tecnologia. Você pode fazer por mim?»

É típico de pessoas que não se esforçam para aprender coisas novas e atiram sempre para os mais novos. Se você não sabe algo, desenvolva esse conhecimento e seja o primeiro a informar-se e a aprender.

5 - «Só os paranóicos sobrevivem.»

Pessoas stressadas que acreditam que tudo o que fazem deve ser feito no máximo do stress, levando a equipe a uma loucura corporativa.

6 - «Não acredito em planeamento a médio e longo prazo.»

Expressão de quem não acredita em planeamento nenhum, provavelmente não sabe como organizar o curto prazo e está atirando para cima da equipa a pressão da empresa.

7 - «Preencher relatórios é desgastante. Gosto de fazer as coisas à minha maneira. O importante é o resultado.»

Desalinhamento com a linguagem da empresa. O profissional pensa somente nos seus números e não compartilha dados que são de posse da empresa. É comum ouvir isso de alguns profissionais da área comercial, que sabotam processos em prol de seu interesse pessoal.

8 - «Para trabalhar nesta equipa, é preciso suar a camisola.»

Visão distorcida e antiquada de que o funcionário se vai dedicar todo o tempo por motivos que ele não conhece. Se as ações da empresa são contra seus ideais e afinidades, dificilmente ele irá entender que camisola deve vestir quanto mais suar pela empresa.

Para ler a seguir: Minuta de Carta de Cobrança de Dívidas